EEB. Prof.ª. Gertrudes Benta Costa
NOME DA EQUIPE: Ranger Alert
OBJETIVO GERAL:
Reescrever a história da E.E.B. Prof.ª Gertrudes Benta Costa, desde sua inauguração.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Contextualizar a E.E.B. Prof.ª Gertrudes Benta Costa no seu papel de protagonista, no Bairro Petrópolis.
Estudar o impacto ambiental e geográfico do Bairro, ao longo destes vinte e cinco anos.
PÚBLICO A QUEM SE DESTINA:
O projeto pretende alcançar a comunidade escolar em seu entorno.
TEMA DO BLOG:
Vinte e cinco anos da E.E.B. Prof.ª Gertrudes Benta Costa: reflexões sobre as transformações ambientais e geográficas do Bairro Petrópolis.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Estamos comemorando vinte e cinco anos de existência da Escola de Educação Básica Professora Gertrudes Benta Costa, situada no Bairro Petrópolis. Ao longo deste tempo, o Bairro que era distante do centro da cidade de Joinville (SC) e isolado, com característica de cidade do interior, pacata e formado por famílias com um mesmo padrão social, com seus sonhos e desafios por morar em um local remoto.
A E.E.B. Prof.ª Gertrudes Benta Costa, desde sua inauguração é referência para o Bairro Petrópolis, tanto educacional como de assistência e de congregação das famílias e seus alunos, educando gerações, ensinando os filhos dos alunos.
Atualmente, tanto a E.E.B. Prof.ª Gertrudes Benta Costa como o Bairro Petrópolis têm necessidades de resgatar a sua história e tentar entender como um Bairro remoto passou a figurar como sendo um local que apresenta características negativas e positivas de cidades de grande porte. Resgatar a história é importante para poder intervir e barrar a ascendência dos fatores negativos que castigam a comunidade e afetam as relações sociais e as atividades escolares. Neste contexto, a Escola passa a desempenhar funções assistencialistas que não são de sua competência, prejudicando as ações e projetos que devem servir exclusivamente a categoria educacional e referencial para a criatividade, o questionamento, a discussão e o discernimento dos alunos e comunidade escolar.
Contudo, a grande demanda de matrícula e de procura de vagas na E.E.B. Prof.ª Gertrudes Benta Costa reflete a preocupante falta de oferecimento de vagas que a Escola pode atender e o crescente aumento populacional, que demandaria, por parte do poder público, a construção de mais escolas para atender o Bairro Petrópolis com mais eficiência e qualidade.
PLANEJAMENTO DO TRABALHO: METAS / AÇÕES
Entrevista
Relatos de moradores, a fim de fazer um comparativo da situação do Bairro e da Escola durante os últimos 25 anos.
Tabulação de dados
Criar um quadro comparativo sobre os pontos positivos (o que melhorou) e negativos (o que piorou) que aparecem nas entrevistas.
Pesquisa iconográfica
Criar um acervo de fotos da Escola e do Bairro, desde 1986.
Quadro comparativo
Criar um quadro comparativo sobre as mudanças geográficas e ambientais do Bairro Petrópolis.
Pesquisa de reivindicações
Relacionar as reivindicações dos moradores do Bairro Petrópolis.
Canal de ideias
Criar espaço virtual para ideias de melhorias para o Bairro e para a Escola.
FORMAS DE AVALIAÇÃO:
Avaliar sobre a repercussão do projeto nos alunos da Escola e moradores do Bairro Petrópolis, por meio de entrevistas e depoimentos.
Confrontar as ações do projeto e o impacto na comunidade.
PROPOSTA DE CONTINUIDADE:
O projeto visa manter as discussões e ampliar os debates sobre a manutenção e questionamentos sobre o meio ambiente e constantemente ser um suporte para pesquisa e polarizador do resgate histórico e do acervo iconográfico da Escola e do Bairro.
0 comentários:
Postar um comentário