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quarta-feira, 18 de maio de 2011

Objetivo do Blog RANGER ALERT


 EEB. Prof.ª. Gertrudes Benta Costa


NOME DA EQUIPE: Ranger Alert

OBJETIVO GERAL:

Reescrever a história da E.E.B. Prof.ª Gertrudes Benta Costa, desde sua inauguração.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Contextualizar a E.E.B. Prof.ª Gertrudes Benta Costa no seu papel de  protagonista, no Bairro Petrópolis.
Estudar o impacto ambiental e geográfico do Bairro, ao longo destes vinte e cinco anos.

PÚBLICO A QUEM SE DESTINA:

O projeto pretende alcançar a comunidade escolar em seu entorno.

TEMA DO BLOG:

Vinte e cinco anos da E.E.B. Prof.ª Gertrudes Benta Costa: reflexões sobre as transformações ambientais e geográficas do Bairro Petrópolis.

PROBLEMATIZAÇÃO:

     Estamos comemorando vinte e cinco anos de existência da Escola de Educação Básica Professora Gertrudes Benta Costa, situada no Bairro Petrópolis. Ao longo deste tempo, o Bairro que era distante do centro da cidade de Joinville (SC) e isolado, com característica de cidade do interior, pacata e formado por famílias com um mesmo padrão social, com seus sonhos e desafios por morar em um local remoto.
    A E.E.B. Prof.ª Gertrudes Benta Costa, desde sua inauguração é referência para o Bairro Petrópolis, tanto educacional como de assistência e de congregação das famílias e seus alunos, educando gerações, ensinando os filhos dos alunos.
    Atualmente, tanto a E.E.B. Prof.ª Gertrudes Benta Costa como o Bairro Petrópolis têm necessidades de resgatar a sua história e tentar entender como um Bairro remoto passou a figurar como sendo um local que apresenta características negativas e positivas de cidades de grande porte. Resgatar a história é importante para poder intervir e barrar a ascendência dos fatores negativos que castigam a comunidade e afetam as relações sociais e as atividades escolares. Neste contexto, a Escola passa a desempenhar funções assistencialistas que não são de sua competência, prejudicando as ações e projetos que devem servir exclusivamente a categoria educacional e referencial para a criatividade, o questionamento, a discussão e o discernimento dos alunos e comunidade escolar.
    Contudo, a grande demanda de matrícula e de procura de vagas na E.E.B. Prof.ª Gertrudes Benta Costa reflete a preocupante falta de oferecimento de vagas que a Escola pode atender e o crescente aumento populacional, que demandaria, por parte do poder público, a construção de mais escolas para atender o Bairro Petrópolis com mais eficiência e qualidade.


PLANEJAMENTO DO TRABALHO:    METAS / AÇÕES

Entrevista
Relatos de moradores, a fim de fazer um comparativo da situação do Bairro e da Escola durante os últimos 25 anos.

Tabulação de dados

Criar um quadro comparativo sobre os pontos positivos (o que melhorou) e negativos (o que piorou) que aparecem nas entrevistas.

Pesquisa iconográfica
Criar um acervo de fotos da Escola e do Bairro, desde 1986.

Quadro comparativo
Criar um quadro comparativo sobre as mudanças geográficas e ambientais do Bairro Petrópolis.

Pesquisa de reivindicações

Relacionar as reivindicações  dos moradores do Bairro Petrópolis.

Canal de ideias

Criar espaço virtual para ideias de melhorias para o Bairro e para a Escola.

FORMAS DE AVALIAÇÃO:

Avaliar sobre a repercussão do projeto nos alunos da Escola e moradores do Bairro Petrópolis, por meio de entrevistas e depoimentos.
Confrontar as ações do projeto e o impacto na comunidade.

PROPOSTA DE CONTINUIDADE:

O projeto visa manter as discussões e ampliar os debates sobre a manutenção e questionamentos sobre o meio ambiente e constantemente ser um suporte para pesquisa e polarizador do resgate histórico e do acervo iconográfico da Escola e do Bairro.